sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Atiçando a curiosidade cinéfila



Se lá fora é difícil encontrar uma campanha de lançamento de um "blockbuster" que não comece por um bom teaser, aqui no Brasil isso ainda é novidade. Teaser é aquela peça que dá o pontapé inicial na carreira de um filme, antes mesmo de sua máquina promocional (cartazes, spots, trailer, anúncios...) entrar em campo. É a primeira peça a chegar até os espectadores desavisados, às vezes um ano antes do filme pintar em cartaz.

Nem todo filme pede um teaser. É preciso que ele tenha algum elemento capaz de gerar interesse: um nome de peso no elenco ou na direção, um personagem inesquecível que faz sua estréia ou que retorna às telas, um tema fortíssimo. E não se pode revelar muito. Ou melhor, deve-se revelar muito pouco. Um bom teaser antecipa sem precipitar.

No caso de "As Mães de Chico Xavier", o teaser busca chamar atenção para um novo filme da temática espírita, assunto que já levou milhões de pessoas aos cinemas em 2010, mostrando um pequeno fragmento narrativo e apresentando às platéias o conceito que vai guiar a campanha de lançamento do filme.